Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controle e de redução da população felina e canina. O processo envolve a captura dos gatos e cães, a sua esterilização, e por fim, a devolução do animal ao seu território de origem. Ou seja, seu principal objetivo é o controle da população de gatos e cães abandonados ou nascidos nas ruas. O Devolver envolve uma conversa com a população ao redor onde o cão foi capturado e na possível adoção ou que se torne um cão comunitário com uma casinha em algum lugar seguro onde um voluntário torna-se cuidador dessa casinha.
A técnica já é utilizada em vários países, como nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e também em algumas cidades brasileiras, através de projetos pioneiros como os Gatos Encantados (Rio de Janeiro), Confraria de Miados e Latidos (São Paulo) e o Cats of Necropolis (Santos).
Os projetos de CED pelo mundo se tornaram bem sucedidos a partir do momento que a sociedade, como um todo, se deu conta de seu dever para com os animais abandonados, com ou sem dono.
Promover a conscientização da população em relação à castração, ao abandono, maus-tratos e crueldade contra animais domésticos. Ampliando ainda mais o senso de responsabilidade das pessoas em relação aos animais que estão vivendo nas ruas.
Resultados esperados
a - Menos violência e crueldade com os animais.
b - Cidade mais limpa.
c - Consciência tranquila por saber que fizemos o possível para minimizar a crueldade vivida pelos animais abandonados.
d - A esterilização continuada como proposto neste projeto, é o único meio eficaz para evitar a proliferação indesejada de ninhadas pela cidade.
Em poucos meses após a implantação do projeto a população animal começará a diminuir, sendo possível dar mais atenção e dignidade aos que ali continuarem.